Psicomotricidade

PSICOMOTRICIDADE

Karina Santana, Janete Caetano

Conceitos

Tônus: A função Tonica é a função fundamental da abordagem psicomotora do individuo humano. Referindo-se ao tônus muscular,G ANONG (1977) cita que resistência de um músculo à distensão é comumente referida como seu tônus ou tono. Em outras palavras, refere-se a firmeza à palpação e está presente tanto nos músculos em repouso como em movimento. É um fenômeno de natureza reflexa que tem sua origem no músculo, mas cuja regulação está submetida ao cerebelo.

Exemplos:

1-Quando uma criança brinca com outra pessoa de cavalinho. (imagem)

2- Atividades físicas como musculação (imagem)

3- Carregar uma outro pessoa no colo.( imagem)

Esquema Corporal: É fruto de uma longa progressão que levou neurologistas, psiquiatras e Psicólogos a se interrogarem sobre a percepção do corpo. A expressão esquema corporal é mais ou menos equivalente de “ imagem do corpo”, “ esquema postural” e “ somatopisque”. O conceito pode variar conforme o ângulo por onde forem encarados de maior destaque a motricidade, à sensorialidade ou aos processos psíquicos inconscientes. É um elemento básico indispensável para a formação de personalidade da criança, sendo seu núcleo central, pois reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade.

Exemplo:

  • Quando levamos as mãos nos olhos.
  • Passar batom.
  • Pentear o cabelo

Relaxamento: É uma forma de atividade psicomotora na qual se objetiva a redução das tensões psíquicas, levando à descontração muscular. O relaxamento proporciona melhor conhecimento do esquema corporal, melhor estruturação espaço-temporal e equilíbrio, contração e descontração.

Exemplo:

  • Yoga
  • Espreguiçar
  • Massagem

Ritmo: É uma força que está presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza. Há os ritmos externos, aqueles que se organizam a sucessão de eventos naturais: Ritmos das estações, dos dias e do conjunto de fenômenos que lhes correspondem: claridade-escuridão, calor-frio. Há os internos os que desde o nascimento mergulham a criança em uma dimensão temporal: Batida cardíaca, ritmo respiratório, ritmos digestivos.

Exemplo:

  • Dança

Vamos abordar todos os ritmos que a dança estabelece.

  • Piscar os olhos
  • Mastigação
  • Respiração

Organização espacial: É a percepção espacial em relação ao “eu” e ao mundo externo. “ É a orientação , a estruturação do mundo exterior referindo-se ao eu referencial, depois a outros objetos e pessoas em posição estática ou em movimento” ( TASSET apud Carvalho, 1993).

Exemplo:

  • Passar entre duas cadeiras
  • Sentar em uma poltrona
  • Entrar por uma porta.

 

Percepção Visual: Esta presente em quase todas as nossas atividades, existe uma corrente americana da Psicomotricidade que encara a visão como o canal mais importante na comunicação com o meio exterior. A discriminação visual prepara para a posterior fase da descriminação de símbolos abstrato: diferença entre letras, palavras e etc.

Exemplo:

PERCEPÇÃO

VIU?

Objetivo: Percepção visual, atenção e extrapolar limites.

Formar duas filas, uma de frente para a outra. Os pares deverão observar durante 1 minuto o seu parceiro, após este período, todos viram de costas para seu par e trocam de posição algum objeto que estiver usando. Haverá várias rodadas e os objetos trocados não deverão ser consertados até o final da atividade

1-Desenhar

2- Ler

3- Manusear talheres.

Referencias Bibliográficas

  • BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade- Estimulação, Educação e Reeducação Psicomotora com atividades aquáticas.
  • COSTE, Jean Claude. A Psicomotricidade. Editora Guanabara. Rio de Janeiro 1989 4° Ed.
Psicomotricidade 1

2018-10-01T10:15:42-03:00
Neuropsicóloga - CRP: 04/32975 Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Deixe uma resposta