Reabilitação Neuropsicológica

Reabilitação Neuropsicológica

A reabilitação neuropsicológica é indicada em casos clínicos em que o indivíduo necessite de uma melhoria em geral do funcionamento cotidiano, cognitivo e social.

A reabilitação neuropsicológica se caracteriza por envolver o paciente em um contexto de atividades gerais com ênfase em estimulação cognitiva. São realizados treinos cognitivos orientados de acordo com a peculiaridade das dificuldades e limitações  do paciente.

Esta modalidade de tratamento é eficiente no auxilio a pacientes em estágio inicial ou moderado de demência senil, colaborando para que estes possam aproveitar ao máximo sua memória e funcionamento mental. Auxilia também o paciente a alcançar uma melhor funcionamento físico, psicológico e social no contexto dos prejuízos específicos decorrentes de suas limitações.

É muito importante o envolvimento da família e   dos profissionais de saúde na identificação de objetivos individuais relevantes na elaboração do protocolo de reabilitação. Assim se consegue elaborar um tratamento mais abertivo, garantindo melhor adesão e engajamento do paciente no processo de reabilitação.

É importante salientar que o objetivo da reabilitação neuropsicólogica não é aumentar o desempenho cognitivo propriamente. Seu objetivo é melhorar o funcionamento no contexto diário, proporcionando maior autonomia, para melhorar a qualidade de vida do paciente.

2020-02-04T10:46:10-03:00
Neuropsicóloga - CRP: 04/32975 Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Deixe uma resposta